O PRO-Com provê meios físicos necessários para a interação de Semáforos com Capacidade de Comunicação Nativa com o CCO- Centro de Controle Operacional do Trânsito, através de Interface de Rede ou Serial, bem como comunicação para outros equipamentos utilizados em sinalização viária, tais como PMVs- Paineis de Mensagens Váriáveis, Contadores de Tráfego e Nobreaks.
Reduzindo:
- Tempo de translado;
- Consumo de combustíveis;
- Poluição por emissão de CO2
- Cansaço dos motoristas por espera.
Objetiva
Melhor gerenciamento dos Semáforos, buscando fluidez no trânsito, identificando situações que exijam intervenção de Agentes de Trânsito e a Concessionária de Energia Elétrica, bem como o fornecimento de subsídios para informações de trânsito a Munícipes.
Descrição da Solução
O Pro-Com atua como um Roteador para Redes 4G, com capacidade para se conectar a uma VPN- Rede Privada Virtual, fornecendo uma abstração de rede, que torna o acesso aos dispositivos remotos extremamente conveniente e simples.
Em paralelo à função de Roteador, o equipamento possui Interfaces Serial e RS485, bem como Software de Conversão Serial IP, que podem ser utilizadas para prover a conexão entre o Software Nativo do fabricante do Semáforo ou Equipamento Viário, e o equipamento em si.
Possui 2 entradas de Contato Seco que podem ser utilizadas para identificar, em até 2 (dois) equipamentos, porta aberta do Rack em que a eletrônica está instalada, , e 2 (duas) saídas de Contato Seco que podem ser acionadas remotamente.
O Pro-Com também pode ser utilizado para comunicação com PMVs- Paineis de Mensagens Váriáveis, Radares e Câmeras.
Em função do volume de dados gerados por Câmeras ser muito elevado, o uso do equipamento em conjunto com pontos de fibra óptica se faz necessário, com exceção de uso mais restrito, em havendo eventos analíticos (gerados por Câmeras Inteligentes), sendo possível o uso da Interface 4G.
Adicionalmente é fornecida Interface Web, que permite conhecer o status da comunicação de alimentação elétrica dos equipamentos conectados.
Em todos os casos é requerido estudo de viabilidade técnica para suas integrações.
Para modelos em que não seja possível a comunicação via protocolo, é exequível a configuração do equipamento para substituir a CPU Nativa do Controlador de Semáforo.
Sistemas Semafóricos Inteligentes são de fundamental importância para a fluidez do tráfego e a segurança de pedestres e motoristas.
O Que é Monitorado
- Semáforo comunicando normalmente;
- Status da rede VPN;
- Falta de energia nos pontos monitorados;
- Tensão de alimentação dentro dos parâmetros;
- Compatibilidade de alimentação (em havendo nobreak instalado);
- Portas físicas dos Racks fechadas, sinalizando as abertas.
Vantagens
- Rápida resposta para manutenções corretivas, minimizando acidentes e engarrafamentos;
- Imediato acionamento da Concessionária de Energia e controle de manutenções;
- Comutação remota dos Controladores de Semáforos, evitando a locomoção de equipes.